Nesta segunda (7)
começaram a ser disponibilizados pelo Banco Central R$ 4 bilhões que estavam
esquecidos pelos brasileiros.
Para conseguir transferir o dinheiro é preciso ter conta no
sistema Gov.br e um nível de segurança prata ou ouro nesse cadastro. Assim que
abre a conta, o usuário ganha o nível bronze.
É possível aumentar o nível pelo computador ou celular, utilizando
o site ou o aplicativo Gov.br. As duas principais maneiras de fazer isso são
usar a ferramenta de reconhecimento facial pelo celular ou fazer o login por
meio de uma das sete instituições financeiras cadastradas no sistema -Banco do
Brasil, Banrisul, Bradesco, BRB, Caixa, Santander e Sicoob.
Há relatos de pessoas que tiveram dificuldades para conseguir
atualizar esse cadastro. Abaixo, veja dúvidas e falhas que podem ocorrer e como
resolvê-las.
O QUE FAZER SE O APLICATIVO
GOV.BR NÃO FUNCIONA
• Falhas no reconhecimento facial
O reconhecimento facial pode ser feito se o usuário tiver sua
imagem registrada na base da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), vinculada
à Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) ou do TSE (Tribunal Superior
Eleitoral), por meio da Identificação Civil Nacional.
Se optar pela base da CNH, o usuário pode alcançar o nível prata,
enquanto a base do TSE garante o nível ouro.
Quem tem um certificado digital do ICP (Infraestrutura de Chaves
Públicas Brasileiras) também consegue fazer o login com ele e obter o nível
ouro.
Segundo a SGD (Secretaria de Governo Digital) do Ministério da
Economia, o reconhecimento facial pode ser afetado pelas condições de
luminosidade e pelo excesso de informações visuais no ambiente em que o usuário
está.
Outro possível problema para o reconhecimento é se o usuário
estiver com uma aparência muito distinta da imagem presente na base de dados.
Tente melhorar a iluminação e ir para um local com fundo neutro.
Se isso não resolver o problema, tente outra forma de autenticação, como por
meio das instituições financeiras cadastradas.
• Código de acesso do banco não chega
Cheque se o aplicativo do banco não está impedido de enviar
mensagens para o seu número.
O bloqueio dessa função impede o envio do SMS com o código numérico,
que libera o login.
• O sistema gov.br demora para carregar ou não carrega
Segundo a SGD, o sistema ficou mais lento do que o padrão nesta
segunda, devido à alta procura, mas não apresentou instabilidade. Continue
tentando.
• O botão “acessar meu valores a receber” não funciona
Para algumas pessoas, o botão “Acessar meus valores a receber”,
ainda no site do Banco Central, etapa que direciona o usuário ao sistema
Gov.br, apresentou falha.
De acordo com o Banco Central, o problema de comunicação entre os sistemas
foi temporário e está corrigido.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Como funciona o Sistema Valores a Receber?
Pensando em ajudar o brasileiro a recuperar os valores que foram
“esquecidos” em bancos, o Banco Central lançou em janeiro o Sistema Valores a
Receber (SVR). Mas, devido à quantidade de pessoas acessando a plataforma, foi
necessário criar uma nova estrutura e página para consulta.
Quem poderá receber os valores esquecidos?
Sabe aqueles trocados esquecidos em uma conta que você fechou ou não usa há
algum tempo, ou ainda uma cobrança indevida que nunca foi devolvida? Esses são
exemplos de valores a receber.
Quem estiver entre esses exemplos, é provável que tenha reembolso,
mesmo se a pessoa for falecida. Neste último caso, o Banco Central ainda
analisa a possibilidade de resgate por herdeiros.
Quando é feito o pagamento do SVR? E por onde?
Depois de acessar a página oficial do serviço
(https://valoresareceber.bcb.gov.br) lembre-se de salvar a data que aparecerá
para quem tem algum valor a receber.
Retorne depois nos dias estipulados, use o seu login do gov.br
para acessar o sistema, confira o valor e clique em solicitar transferência.
O pagamento é feito por Pix. Ao pedir o resgate dos valores a
receber, coloque a sua chave cadastrada para transferência.
Lembre-se de não enviar seus dados pessoais para pessoas suspeitas
ou que se apresentam como atendentes de um banco. Se necessário, vá até a
instituição financeira e confira o que está acontecendo.
Desconfie de envios de links e URLs suspeitas. O site oficial para
consulta é: https://valoresareceber.bcb.gov.br/
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